Pages

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Diga Não ao Bullyng

Bullying = é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência fisica ou psicologica, intencionais e repetidos, praticados por um individuo ( Bully<tiranetes> ou <valentão> ) incapaz(es) de se defender. Também existem as vitimas /agressoras, ou autores/alvos que em determinados momentos cometem agressões.
   No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas publicas e particulares, revelou que as humilhações típicas do bullyng são comuns em alunos da 5º e 6º séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasilia, Belo Horizonte e Curitiba.
   As crianças ou adolescentes que sofrem bullyng podem se tornar adultos com centimentos negativos e baixa estima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive contrair comportamentos agressivo. Em casos extremos, a vitima poderá tentar ou cometer suicidio.
Você sabia que pessoas muito conhecidas e famosas também já sofreram Bullying?
Uma das estrelas de Hollywood Selena Gomez, protagonista do seriado " Os Feiticeiros de Waverly Place", disse que já sofreu bullying nos tempos de escola, quando seus colegas a atormentavam por ela querer ser atriz. Selena diz que sofreu bastante na escola " um monte de gente tirava sarro de mim, porque eu queria estar na industria do mundo artistico", diz ela, hoje com 18 anos. Mas selena enfatiza que não sofreu nemhuma violência tão séria.
    Os atos de bullying por ter principios constitucionais - Respeito á diguinidade da pessoa humana e terem o código civil, que determina que todo ato ílicito que cause dano a outro,  gere o dever de indenizar o responsável pelo ato, pode também ser enquadrado no código de defesa do consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidorese são responsáveis por atos de bullying que ocorre no estabelecimento de ensino/trabalho.
Não sofra em silêncio!
você tem o direito de ter boas lembranças da escola.




0 comentários:

Postar um comentário